Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

05 MAR

Município VerdeAzul: Cabreúva fica em 1º lugar no Aglomerado


Atualizado em 05 Mar 2020 às 04h

Com 92,23 pontos, Cabreúva chegou ao 9º lugar no ranking do Programa Município VerdeAzul, do Governo de São Paulo. Além de ficar entre os 10 melhores do Estado, a pontuação garantiu ao munícipio a primeira colocação no Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ). A premiação foi realizada nesta quinta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

 

Esse é o melhor resultado de Cabreúva desde que o programa foi lançado, em 2007. O prefeito Henrique Martin recebeu pessoalmente o certificado e o troféu Franco Montoro, concedido aos líderes do ranking, e destacou a preocupação da gestão municipal com o meio ambiente e cuidado com a cidade.

 

“É uma alegria imensa para Cabreúva receber esse prêmio”, diz, emocionado. “Em 2012, a cidade nem pontuava e agora estamos entre os melhores, o que mostra nossa preocupação com a população e com a cidade. É um orgulho para todo cabreuvano.”

 

Para a secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Rose Timporim, o prêmio é um retrato do trabalho feito na cidade. “É um avanço na questão ambiental e na sustentabilidade. A premiação significa que as políticas públicas do município estão sendo feitas voltadas totalmente para a sustentabilidade e meio ambiente. Nosso trabalho é sempre pautado nisso”, frisa a secretária.

 

A diretora de Meio Ambiente, Andrea Yoshikawa, destaca ainda que a cidade melhorou muito nos últimos anos em diversas diretivas avaliadas pelo programa. “Podemos destacar a melhoria no aterro sanitário, a implementação da coleta seletiva e dos ecopontos e a criação e fortalecimento do programa de educação ambiental, que hoje é permanente”, enumera Andrea, lembrando que tudo isso conta pontos para o ranking.

 

 

Mais – O programa Município VerdeAzul é realizado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. No ranking 2019, dos 645 municípios do Estado, apenas 92 receberam Certificação por notas acima de 80 pontos e outros 62 foram qualificados por alcançarem notas entre 60 e 79,9 no ranking geral. São José do Rio Preto foi a campeão no ranking geral, com 97 pontos, seguida de Bragança Paulista, com 94,74, e Novo Horizonte, com 94,23.

 

Dos demais municípios do AUJ, apenas Louveira ficou entre os 100 primeiros, com 83,17 pontos (65º no ranking). Em seguida vieram Jundiaí (129º), Campo Limpo Paulista (216º), Itupeva (230º), Várzea Paulista (295º) e Jarinu (347º).

 

O objetivo do programa é incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental dos municípios paulistas. “Todos os 154 municípios que vieram receber o prêmio merecem os aplausos e o reconhecimento”, parabenizou o governador João Doria.

 

Atualmente participam do programa 613 municípios que colocam em prática 85 tarefas, divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local, coordenada por um interlocutor, e que abrange temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: premiaçãoverdeazulMeio Ambiente
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

17 ABR

Convite: Inauguração da nova Praça do Bonfim

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.