Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

09 MAR

Biblioteca Municipal ganha Sala Verde


Atualizado em 09 Mar 2017 às 04h

Na tarde de ontem, dia 8, a Prefeitura inaugurou o novo espaço para Educação Ambiental no município: a ‘Sala Verde’.  Agora, a sala está na Biblioteca Municipal Basilides de Godoy, um local onde a educação ambiental poderá ser ainda melhor trabalhada, ao lado de livros e de internet gratuita para pesquisa, como bem informou a secretária de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Rosimeire Timporim.

“A Sala Verde existe no município há dois anos e já foi muito utilizada nos trabalhos que realizamos com alunos da rede. Acredito que aqui, junto à Biblioteca, além do nosso material pedagógico específico para a educação ambiental, nós ganhamos mais uma ferramenta para ampliar o trabalho num espaço multidinâmico, que poderá ser utilizado por todos”, disse a secretária.

Rose enfatizou que o dia 8 de março também marca o aniversário de 34 anos de Tombamento da Serra do Japi, o maior cinturão verde do Estado de São Paulo, tombado pela UNESCO como área de proteção máxima nas áreas de proteção ambiental, graças ao valoroso trabalho do biólogo e professor universitário Aziz Nacib Ab’ que mostrou ao mundo a importância da Serra.

 

Palestra sobre o Comtur de Socorro

A secretária de Cultura e Turismo de Cabreúva, Mari Martin, recebeu, durante o evento, representantes do turismo da cidade de Socorro. O secretário de Turismo Acácio Zavanella, juntamente com o vice-presidente do Comtur de Socorro e coordenador do Núcleo de Turismo de Aventura, Charles Gonçalves; a chefe de Serviços de Turismo, Deise Formagio e a moderadora dos Núcleos Setoriais do Comtur, Isabela Fernandes vieram falar ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) - de Cabreúva - sobre como impulsionaram o turismo na Estância.

 

Acácio disse que Cabreúva se parece muito com Socorro pelas belezas naturais e também pelo número de habitantes. Ele fez um apanhado geral de como funciona o Comtur de Socorro, e como eles trabalharam até agora, conseguindo alavancar o turismo da cidade de forma extraordinária. “Em nossas reuniões há discussões ‘calorosas’ (risos) até chegarmos num consenso e isso é muito importante. Temos um espaço em que as sugestões e as críticas são muito bem vindas. E foi através destes grupos de reuniões que criamos o Grupo Pró-Turismo”, explica.

O Grupo Pró Turismo do Comtur tem trabalhado de forma tão unida que a cidade se tornou um dos principais destinos no Estado para o turismo de aventura, gastronômico e rural. Os empreendimentos de Socorro, de acordo com Charles cresceram muito nos últimos anos. Em 2002 a cidade contava apenas com cinco empreendimentos para hospedagem, hoje são 52. Restaurantes e bares eram 7 no mesmo ano, hoje são 66. A cidade não tinha centro de compras, hoje conta com três. E o turismo de aventura também era inexistente. Hoje eles contam com doze empreendimentos no ramo de turismo de aventura e um exemplo é como souberam explorar bem o rafting. “O brasileiro tem uma paixão imensa pela água. E o que fizemos foi explorar essa paixão”, afirma.

Segundo Acácio, em 2012 eles recebiam cerca de 500 mil turistas. Em 2016 esse número saltou para 1,3 milhões de pessoas no ano. “Os conselhos tem um poder imenso para ajudar a administrar uma cidade. As pessoas desconhecem o quanto os conselhos são importantes. Em nossa cidade os empresários não se enxergam como concorrentes. O que importa para eles é que Socorro desponte cada vez mais como destino dos turistas”, acrescentou Acácio.

O evento também contou com a presença da secretária de Saúde, Rita Moraes Hollo e a coordenadora da Atenção Básica, Paula Santos; do presidente do Comtur de Cabreúva, Hermes Traldi; da Diretora de Turismo, Simone Calandrin; do Diretor de Cultura, Ricardo Bizetto, de representantes do Comtur Cabreúva, empresários do ramo turístico na cidade e de funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo.

 

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Meio AmbienteculturaTurismo
Autoria: Adriana Gomes
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Alvorada com a banda São Roque

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.