Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

20 JAN

Bairro a Bairro retira das ruas três toneladas de entulho por dia


Atualizado em 23 Jan 2020 às 08h

É um trabalho sem fim. Todos os dias, as quatro incansáveis equipes do Programa Bairro a Bairro da Prefeitura de Cabreúva retiram das ruas e terrenos baldios da cidade algo em torno de 3 toneladas de entulho - 90 toneladas por mês. São restos de móveis, principalmente sofás, colchões, muita madeira, eletrodomésticos quebrados, galhos. Tem de tudo. Mas o que chama a atenção é que boa parte é descartada de forma irregular.

 

O programa foi criado há cerca de um ano, com objetivo de corroborar com outras ações de manutenção e limpeza da cidade, como a coleta seletiva e os ecopontos. “Mesmo assim, infelizmente, ainda tem muita gente que joga entulho na calçada de outro morador, em terrenos baldios”, lamenta o coordenador do Bairro a Bairro, Carlos Alexandre Dias de Souza, o Badô.

 

As equipes do programa, explica Badô, percorrem diariamente as principais avenidas de cada bairro. E outras vias mais afastadas, pelo menos uma vez por semana. Além disso, atendem aos pedidos de retirada de entulho feitos por telefone.

 

“Antes de colocar o entulho na calçada ou jogar em qualquer lugar, a gente pede pro morador ligar aqui e verificar quando vamos passar em sua rua ou até mesmo agendar a retirada”, orienta o coordenador. O telefone é 4409-0930. “Se todos os moradores tivessem esse compromisso de agendar ou se informar, ajudaria muito nosso trabalho.”

 

O funileiro Alex Sandro Soares da Silva, morador do bairro Nova Cabreúva, dá o exemplo. Ele conta que sempre liga para o barracão antes de colocar esse tipo de lixo na calçada. “Esse serviço que a prefeitura oferece é muito importante e a gente tem que colaborar”, diz ele. “Acho que falta consciência das pessoas que jogam as coisas na rua”, completa Maria do Socorro, mãe de Alex.

 

 

A dona de casa Tereza Vieira Rodrigues que o diga. Ela mora em frente a um terreno baldio, também no Nova Cabreúva, e conta que já flagrou muita gente jogando entulho no local, que é de difícil acesso por causa do terreno íngreme. Esta semana, quando a caminhonete do Bairro a Bairro passou por lá, havia pelo menos duas carcaças de sofás jogadas morro abaixo.

 

“As pessoas colocam o entulho no carro e vêm até aqui para jogar nesse terreno. Não dá pra entender. Por que não deixam para a prefeitura retirar ou levam até um ecoponto?”, questiona, inconformada, a moradora. “Eu morava em São Paulo e lá não tem esse serviço igual tem aqui. A gente tem que valorizar e colaborar.”

 

Reaproveitamento – Tudo que é recolhido pelo serviço de “cata-treco” é levado para o barracão de Serviços Públicos da Prefeitura, no Vilarejo. Lá, a montanha parece não ter fim, apesar de a maioria do material ter uma destinação.

 

Segundo o coordenador do Bairro a Bairro, a madeira recolhida é destinada para uma empresa privada, que tem uma parceria com a Prefeitura e faz o reaproveitamento do material.

 

Já os galhos são encaminhados para a Secretaria de Agronegócio, que tem uma máquina para picar e depois faz a compostagem. “Hoje, nosso desafio é dar uma destinação para os sofás, que são muitos, e colchões”, destaca Carlos.

 

Confira o endereço dos ecopontos:

 

- Vilarejo: Rua Monsenhor André Mortari, 101

 

- Vale Verde: Avenida Vale Verde, sem número

 

- Pinhal: Rua David Marcassa Lopes, 577, Pinhal

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.