Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

27 JUN

Arqueólogo fala a professores sobre pesquisas para barragem do Ribeirão Piraí


Atualizado em 27 Jun 2018 às 10h

Um grupo de professores da rede municipal participou, na tarde desta terça-feira (26), de uma palestra de educação ambiental. A atividade foi promovida em parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos e Educação. Os dois profissionais responsáveis pela palestra foram o arquiteto Marcelo Pucci (da empresa VEC Projetos e Gestão) e o arqueólogo Taiguara Francisco, da empresa Origem Arqueologia.

Ambos atuaram para o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirp), que é formado, além de Cabreúva, pelos municípios de Itu, Salto e Indaiatuba), nos levantamentos realizados como parte do Estudo de Impacto Ambiental – etapa necessária para o processo de licenciamento e, futuramente, da construção de uma barragem no Ribeirão Piraí.

Foram realizados registro e análise da região, para determinar fatos de relevância histórica que possam ter ocorrido, e determinar o grau de interferência da obra, para que sua execução ocorra com o menor impacto possível. Este é apenas um dos cuidados tomados. Já está em andamento todo o processo de desapropriação e em breve terão início a catalogação e manejo da fauna e flora local.

O processo de estudos prevê, também, a realização de um programa de educação patrimonial para as cidades participantes. Nesse sentido, a secretária de Meio Ambiente, Rosimeire Rabelo Santos Timporim, explicou que, no caso de Cabreúva, a opção foi por oferecer a palestra aos professores, para que estes possam atuar como agentes multiplicadores das informações.

Assim, o grupo recebeu informações sobre a importância do trabalho arqueológico na etapa da elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), ambas previstas legalmente.

“Todo objeto está diretamente vinculado a uma prática e mostra um hábito social. No caso em questão, o objetivo do trabalho é pesquisar os locais a serem afetados com as obras e minimizar os efeitos decorrentes de qualquer espécie de impacto”, explicou Taiguara.

 

Barragem

 

A barragem do Ribeirão Piraí será construída na divisa de Itu e Salto e poderá armazenar 9 bilhões de litros de água. A obra garantirá a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Salto e Itu.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.