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Alfabetizando ludicamente: Projeto desenvolvido na rede municipal é destaque para com estudantes da Emeb Miguel Epídio
Atualizado em 26 Set 2018 às 03h
Há quem diga que a melhor forma de se aprender é brincando. E este lema é levado a sério por parte da equipe da Emeb Miguel Elpídio da Costa, no Cururu, que descobriu uma forma irreverente de ensinar e divertir.
O projeto “Alfabetizando ludicamente”, iniciado há 4 anos pela professora Cláudia Frasquetti Ferreira do Nascimento, teve como objetivo inicial atender alunos com necessidades educacionais especiais, auxiliando no processo de aprendizagem, adaptando-o para ações do dia a dia das crianças. As atividades desse projeto incluem jogos, brincadeiras e atividades interativas relacionadas ao interesse do aluno.
O projeto ganhou destaque no município com a criação do “tapete da cidade”, uma atividade desenvolvida para destacar o cotidiano de forma lúdica, que consiste em um tapete real com um casas, ruas, animais, dentre outros objetos retratados como em uma cidade, teve como objetivo além da leitura, escrita e reconhecimento de números trabalhar o conhecimento e acontecimentos da vida cotidiana. Inicialmente o material foi desenvolvido para ser trabalhado com a aluna de inclusão Ester Vicentin Dalbó, mas logo já caiu nas graças de toda a turma e outros professores.
O sucesso do tapete foi tamanho, que as profissionais da equipe de apoio da Secretaria de Educação, formada pelas psicopedagogas Fernanda Arruda, Gislaine Cristina e Josely Guimarães e pela coordenadora de inclusão Celina Camargo, foram até a unidade de ensino acompanhar o quanto o trabalho vem garantindo bons resultados para com os alunos.
A professora idealizadora Cláudia do Nascimento obteve apoio de outros profissionais da escola para com a confecção do mesmo e ressalta ainda o fato de acreditar na contribuição de um processo de aprendizagem que faça diferença na vida dos alunos, foi o que lhe inspirou a construí-lo.
“Este projeto surgiu através da importância em relacionar o conteúdo aprendido com situações do cotidiano, que façam uso do que está sendo ensinado e tenham prazer em fazer parte do aprendizado dos nossos alunos. Foram confeccionados diversos materiais com o apoio de outros profissionais da escola, que auxiliam diariamente no aprendizado dos estudantes. Fico muito feliz em saber que estamos no caminho certo”, finalizou Cláudia.
Alfabetizando ludicamente: Projeto desenvolvido na rede municipal é destaque para com estudantes da Emeb Miguel Epídio
Há quem diga que a melhor forma de se aprender é brincando. E este lema é levado a sério por parte da equipe da Emeb Miguel Elpídio da Costa, no Cururu, que descobriu uma forma irreverente de ensinar e divertir.
O projeto “Alfabetizando ludicamente”, iniciado há 4 anos pela professora Cláudia Frasquetti Ferreira do Nascimento, teve como objetivo inicial atender alunos com necessidades educacionais especiais, auxiliando no processo de aprendizagem, adaptando-o para ações do dia a dia das crianças. As atividades desse projeto incluem jogos, brincadeiras e atividades interativas relacionadas ao interesse do aluno.
O projeto ganhou destaque no município com a criação do “tapete da cidade”, uma atividade desenvolvida para destacar o cotidiano de forma lúdica, que consiste em um tapete real com um casas, ruas, animais, dentre outros objetos retratados como em uma cidade, teve como objetivo além da leitura, escrita e reconhecimento de números trabalhar o conhecimento e acontecimentos da vida cotidiana. Inicialmente o material foi desenvolvido para ser trabalhado com a aluna de inclusão Ester Vicentin Dalbó, mas logo já caiu nas graças de toda a turma e outros professores.
O sucesso do tapete foi tamanho, que as profissionais da equipe de apoio da Secretaria de Educação, formada pelas psicopedagogas Fernanda Arruda, Gislaine Cristina e Josely Guimarães e pela coordenadora de inclusão Celina Camargo, foram até a unidade de ensino acompanhar o quanto o trabalho vem garantindo bons resultados para com os alunos.
A professora idealizadora Cláudia do Nascimento obteve apoio de outros profissionais da escola para com a confecção do mesmo e ressalta ainda o fato de acreditar na contribuição de um processo de aprendizagem que faça diferença na vida dos alunos, foi o que lhe inspirou a construí-lo.
“Este projeto surgiu através da importância em relacionar o conteúdo aprendido com situações do cotidiano, que façam uso do que está sendo ensinado e tenham prazer em fazer parte do aprendizado dos nossos alunos. Foram confeccionados diversos materiais com o apoio de outros profissionais da escola, que auxiliam diariamente no aprendizado dos estudantes. Fico muito feliz em saber que estamos no caminho certo”, finalizou Cláudia.
https://www.cabreuva.sp.gov.br/alfabetizando+ludicamente+projeto+desenvolvido+na+rede+municipal+e+destaque+para+com+estudantes+da+emeb+miguel+epidio.aspx