Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

01 DEZ

AIDS, sífilis e hepatites: é preciso prevenir, diagnosticar e tratar


Atualizado em 02 Dez 2016 às 09h

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cabreúva, Lucimar Imperio, esteve na quinta-feira, 1, nas unidades de saúde, distribuindo os laços vermelhos que simbolizam o combate à Aids.

Em atenção ao dia mundial de combate a AIDS, a Secretaria da Saúde disponibilizou na quinta e na sexta-feira testes rápidos de HIV (Aids), Hepatites B e C e Sífilis, gratuitamente, na UBS Wilson Federzoni e na USF do Vilarejo, mas eles podem ser feitos fora da campanha na UBS Wilson Federzoni, de quinta e sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 14h30, com a enfermeira Sandra Cássia.

Os testes funcionam de maneira semelhante aos testes rápidos de gravidez, mas ao invés de urina é utilizada amostra de sangue, adquirida com um furo no dedo, assim como nos testes de glicemia. Se aparece apenas um risco no aparelho, o resultado é negativo. Se aparecem dois, é positivo. Nesse caso, a enfermeira encaminha para realização do exame de sangue para confirmação e, depois, para o tratamento.

Os resultados saem de 5 a 10 minutos. O processo é indolor, simples e rápido e sigiloso. O paciente precisa informar nome e idade e, se mulher, se está grávida.

Saiba mais sobre as hepatites B e C, a Aids e a Sífilis:

As Hepatites B e C podem ser adquiridas por transfusão de sangue, compartilhamento de materiais que furam e cortam (lâminas de barbear, agulhas, alicates de unha), sexo sem camisinha e de mãe para filho na gestação. A Hepatite B pode causar sintomas como febre, Fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos, dor abdominal, urina escura, dor nas articulações e icterícia (cor amarela na pele ou dos olhos). Já o aparecimento de sintomas em pessoas com hepatite C aguda é muito raro. “Por isso, não espere ter sintomas para fazer os exames”, orientou Lucimar. Para a enfermeira Sandra, a Hepatite C é a pior das quatro doenças que estão sendo diagnosticadas nos testes rápidos. “A meu ver, ela é pior até do que a AIDS, pois pode se desenvolver e comprometer o fígado”, disse. “Os pacientes com Hepatite C, sem o tratamento, com certeza precisarão de transplante de fígado a longo prazo”, explicou Lucimar.

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, entre junho de 2010 e 2016, foram notificados quase 230 mil casos novos de sífilis no Brasil. Segundo Lucimar, essa é uma doença sexualmente transmissível de fácil tratamento. “O tratamento da sífilis é simples, gratuito e eficiente. E as consequências de não tratar são graves”, explicou. Se não for tratada precocemente, a sífilis pode comprometer vários órgãos, como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso e, se durante a gestação, prejudicar a formação de bebês e até leva-los a óbito.

Já o HIV pode causar sintomas como febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges nos casos graves, mas elas podem demorar para aparecer, dependendo do sistema imunológico do paciente. Cerca de 70% dos portadores permanece de duas a três décadas na chamada forma assintomática ou indeterminada da doença. A Aids também é transmitida pelas secreções (como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno), o que pode acontecer na relação sexual desprotegida, ao se compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes infectados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe infectada para o feto durante a gestação ou o trabalho de parto e durante a amamentação.

Todas essas doenças podem ser evitadas com o uso do preservativo nas relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente o sangue e seus derivados para a transfusão.

Além disso, toda mulher grávida precisa fazer no pré-natal os exames para detectar as hepatites B e C, a aids e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. Em caso de resultado positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas, inclusive sobre o tipo de parto e amamentação, já que fissuras no seio da mãe podem permitir a passagem de sangue.

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: PrevençãohepatitesifilisAids
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.