Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

19

Afetividade, desfralde, jogos e brincadeiras são temas de capacitação


Atualizado em 19 Ago 2019 às 09h

Para capacitar cada vez mais seus profissionais, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove, semanalmente, encontros de formação continuada com gestores e professores. No dia 07 de agosto a equipe responsável pela Educação Infantil da SME realizou uma formação com as professoras da rede sobre três temas muito importantes: Afetividade, desfralde e jogos e brincadeiras.

 

De acordo com um dos formadores, o supervisor Valter Siqueira, as formações são baseadas nos documentos oficiais que regem a prática educacional atualmente. “Compreendendo o papel fundamental das unidades escolares, que é o cuidar e o educar, nos organizamos para iniciarmos o segundo semestre com formações que atendam a necessidade da dinâmica escolar”, afirma.  

 

Valter foi o responsável pelo tema ‘desfralde’ e sensibilizou os professores sobre a importância deste momento na vida de cada criança. “O desfralde das crianças é considerado uma experiência extremamente significativa culminando também em aspectos da formação da personalidade do sujeito. Tendo em vista tal importância, as professoras foram capacitadas a desenvolverem um olhar sensível, refletindo sobre diversos saberes do desenvolvimento humano, para que, em sintonia e parceria com a família, este processo alcance resultados satisfatórios”, comenta. Valter afirma que as professoras são as especialistas em educação responsáveis em multiplicar o conhecimento, orientando as auxiliares de sala no desenvolvimento do processo de desfralde. “Realizar essas ações tendem a garantir os direitos de aprendizagem das crianças, essência e finalidade do nosso servir”, conclui.

 

Já a supervisora Lucília Giacomini falou sobre ‘afetividade’. Segundo Lucília, a escolha desse tema deu-se pela compreensão de que os professores tem sobre a grande importância da afetividade na relação professor e educando para o desenvolvimento dos aspectos positivos da criança em sua formação. “A afetividade, como está comprovada pelos estudiosos, Paulo Freire, Rubem Alves, entre outros grandes mestres da Educação, contribui fundamentalmente para que a criança se desenvolva de forma tranquila, saudável, segura, alegre e feliz”, explica Lucília que complementa sua fala com uma frase do educador Paulo Freire. “O bom relacionamento faz parte da construção humana, ou seja, tudo aquilo que esteja relacionado à vida está ligado ao elo de apoio e sentimentos; existe o complemento e os desafios e todos envolvidos na condição de viver”.

 

O formador Michel foi o responsável pelo tema ‘jogos e brincadeiras’ e destacou a importância do brincar. “A brincadeira é um incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades e à busca de novas explicações, pois, para as crianças, é sempre mais agradável trabalhar sobre situações imaginárias e hipotéticas, seguindo determinadas regras. Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade. Brincar é colocar a imaginação em ação” afirma. Na formação, o professor destacou que as brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno da criança – imaginação, fantasia, símbolos – e o mundo externo. Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Adriana Gomes
Autoria: Adriana Gomes
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 JUN

Cabreúva inaugura primeira sede oficial da Defesa Civil

20 JUN

Campeonato Paulista de Futsal Down 2024 começa dia 09

19 JUN

Alunos da EMEB Prof. Jaira Batista concluem o programa Bombeiros na Escola

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.