Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

16 MAR

10 dicas para cuidar dos rins


No dia 12 de março comemora-se o Dia Mundial do Rim, um dia de conscientização sobre os cuidados com esses órgãos tão importantes para o funcionamento do nosso organismo. Os rins são responsáveis por limpar o sangue, filtrando-o 24h por dia. Com isso, ajudam a controlar a quantidade de água e sal no corpo, eliminar toxinas, controlar a hipertensão arterial, produzir hormônios que impedem a anemia e descalcificação óssea e eliminar substâncias ingeridas.

 

Veja 10 dicas para manter seus rins saudáveis:

 

1) Controle o seu peso: a obesidade está ligada a uma série de doenças crônicas, entre elas a insuficiência renal. Pratique exercícios e tenha uma alimentação saudável!

 

2) Controle a sua pressão arterial: a hipertensão pode tornar os vasos sanguíneos dos rins mais espessos e rígidos. Com isto há uma redução da irrigação sanguínea, tornando a função renal ineficiente.

 

3) Reduza a ingestão de sódio: o sódio está presente na maioria dos produtos industrializados, mesmo nos de sabor doce e também em conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico).

 

4) Reduza a ingestão de sal: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário máximo de 5 gramas de sal, porém a ingestão média do brasileiro é de 12 gramas por dia. É preciso diminuir a utilização de sal nas preparações caseiras e substituí-lo por temperos pode manter os alimentos saborosos e mais saudáveis.

 

5) Beba muita água: é ela quem ajuda o rim a fazer seu trabalho. Quando o rim recebe pouco líquido, ele concentra a urina como reserva de água, nesses casos podem se formar pedras nos rins e na bexiga, o famoso cálculo renal. 

 

6) Pratique exercícios: ter um estilo de vida ativo ajuda na manutenção do peso, no controle da pressão arterial e saúde do coração e músculos. Estudos indicam, também, que quem pratica atividade física tem uma tendência menor a desenvolver cálculos renais.

 

7) Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas: o álcool provoca irritação nos rins, prejudicando seu funcionamento normal, podendo acarretar a infiltração da água da urina nos tecidos e a presença de grande quantidade de substâncias tóxicas no sangue. Já o uso do cigarro está ligado a doenças como a insuficiência renal e o câncer de rim.

 

8) Não se automedique: o consumo de medicamentos deve ser feito somente sob

prescrição médica. Analgésicos, por exemplo, se consumidos em excesso, podem danificar a saúde dos rins.

 

9) Fique atento aos sinais: hipertensão arterial, diabetes, inchaço nas pernas ou no rosto, cólica renal, infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia), sangue na urina, fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas podem ser sintomas de doenças renais. Fique atento e, em caso de aparecimento dos sintomas, procure um médico.

 

10) Previna e trate infecções urinárias: infecções do trato urinário, como a cistite (infecção da bexiga), podem se estender para os rins, por isso, é preciso trata-las adequadamente.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: rimrinscuidado
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.