Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Educação

03 DEZ

Prefeito Henrique Martin inaugura Centro de Referência Integrado à Criança e Adolescente (Crica)


Atualizado em 15 Dez 2015 às 02h

Na manhã de sexta-feira, dia 4, o prefeito Henrique Martin e as secretárias de Saúde, Rita Hollo, e de Educação, Rozeli Faber, inauguraram o primeiro serviço público intersetorial: o Centro de Referência Integrado à Criança e Adolescente (Crica), que conta com uma equipe interdisciplinar (psicólogas, psiquiatra, psicopedagogas) da Saúde e da Educação, que irá cuidar da saúde mental infantil.

Estiveram presentes na inauguração: a articuladora da Atenção Básica da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), Lígia Bestetti, os vereadores Devani Debone, Paulo Amorim, Adriano de Castro e Jeracino Carvalho; os secretários de Cultura (Glicério Arruda), Esportes (Cristiane Satriano), Administração (Benevides Ricomine), Turismo (Lucília Giacomini), Meio Ambiente (Rosemeire Timporim), Finanças (Tatiana Cordeiro), Agricultura (Gustavo Albano), além da equipe da Saúde Mental e da Educação, diretoras e coordenadoras de escolas municipais, assistentes sociais e psicólogas da Ação Social, pacientes da equipe do Crica e seus familiares.

Na ocasião, o coordenador da Saúde Mental, Daniel Ercolin de Carvalho se emocionou ao contar que o Crica surgiu de uma ideia de duas psicólogas da equipe: Talita Giacomini e Elaine Soares da Silva Molero. “Quero agradecer a cada um que contribuiu para a construção desse sonho: conquistar algo que vai além, que vai transformar a vida dos nossos pequenos pacientes”, disse. Daniel também dividiu sua experiência pessoal: “Como alguns sabem, eu sou disléxico. E eu, que passei por essa dificuldade, sei a importância do trabalho desses profissionais na minha vida. Sei o quanto o Crica será importante para as crianças.”

Regina Ravazzi, diretora de Saúde, homenageou em sua fala todos os profissionais que compõe a equipe do Crica: uma psiquiatra e duas psicólogas da Saúde, uma psicóloga e três psicopedagogas da Educação, uma auxiliar administrativa e uma auxiliar de serviços. “Essa é a equipe que compõe o Crica. Que possamos reconhecer em cada um o empenho e a dedicação”, disse Regina.

A secretária de Saúde disse estar muito feliz de poder participar “desde momento que, certamente, será um marco na história do município.” Segundo Rita, a união dos profissionais da Saúde e da Educação “visa qualificar ainda mais esse trabalho, que irá transitar entre o meio clínico e de aprendizagem e cujo projeto terapêutico e educacional terá como metodologia, além do atendimento individual, o acompanhamento em grupo e trabalho psicoeducativo voltado aos pais e responsáveis, com auxílio de técnicas como acupuntura e terapia floral.”

O prefeito Henrique Martin elogiou a disposição dos servidores da Educação e da Saúde de se unirem e pensarem, juntos, como alavancar os serviços e melhorar a qualidade do atendimento. "Esse sonho nasceu dos próprios servidores, que estão dedicados à qualidade do serviço prestado à população. Eles mostraram que é possível fazer, buscaram alternativas, se mobilizaram e aprimoraram o trabalho! Meus parabéns!”, disse.

Lígia Bestetti participou da inauguração e se surpreendeu com a iniciativa: “Além de o Crica contar com um trabalho de equipe, esse é um trabalho intersetorial! Isso é de vanguarda, até agora não vi nenhuma iniciativa como essa! Meus parabéns à Cabreúva!”

O Centro de Referência Integrado à Criança e Adolescente (Crica) fica na Rua Espírito Santo, 32, no Jacaré.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: saúde mentalcrica
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

20 MAR

Inscrições abertas para cursos gratuitos na UNIVESP

20 MAR

Escolas realizam atividades pelo Dia Mundial da Saúde Bucal

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.