Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Educação

24 JUN

Henrique visita aterro sanitário com representantes da Cetesb, Estado e Eppo, e diz: 'Queremos nota 10'


Atualizado em 24 Jun 2018 às 10h

O aterro municipal de Cabreúva recebeu elogios do coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo. Ele visitou o local na tarde desta quinta-feira (21), acompanhado pelo prefeito Henrique Martin, pela secretária municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Rosimeire Rabelo Santos Timporim, pelo presidente da Eppo Cidades Inteligentes, José Carlos Ventre, e pelos vereadores Rodrigo Santi e Marlucia Valente.

Rosi explicou a Figueiredo sobre os cuidados que a Prefeitura tem para manter o aterro funcionando no nível de qualidade atual (o aterro sanitário de Cabreúva recebeu a nota 9,7 da Cetesb, no conceito denominado Índice de Qualidade de Resíduos (IQR), atribuído pelo órgão.

Da mesma forma, o prefeito Henrique Martin lembrou que o aterro havia sido multado e estava quase sendo interditado pela Cetesb em 2013, logo que ele assumiu a administração do município.

"O aterro tinha nota 6,9, não atendia a inúmeros requisitos e precisava de uma mudança total em sua gestão para operar com eficiência, em segurança e para atender aos padrões ambientais", explicou Henrique.

Henrique prosseguiu: "Começamos a trabalhar e a recuperar o aterro com diversas ações, mas a guinada veio a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre o município e a Eppo".

Nesse sentido, a Eppo assumiu a gestão e passou a implantas as ações necessárias para o bom funcionamento do local.

A secretária de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Rosi Timporim, comentou que, embora caiba aos municípios a busca de soluções para atender ao que determina a Política Nacional de Residuos Sólidos, poucas são as cidades que, de fato, tomam a frente e não ficam esperando pela ajuda do Estado para implementar as próprias ações.

Jose Carlos Ventre ressaltou que o trabalho realizado graças à PPP resultou em inúmeras mudanças e foi sendo implantado no município em diversas frentes. Henrique concordou: “Fizemos uma série de ações no município, com apoio da Eppo, como a implantação da coleta seletiva, a instalação do ecoponto (o segundo será inaugurado na próxima semana, no Vale Verde), o tratamento adequado e as ações de conscientização e de educação ambiental”, citou.

O grupo fez uma visita ao pátio de operações do aterro sanitário com acompanhamento do supervisor de Engenharia Ambiental da Eppo, Sérgio Marques.

Ao final, Henrique agradeceu à Cetesb (representada pelo engenheiro Elias Lima) “pelo voto de confiança dado ao aterro, no início da gestão, bem como ao apoio do Governo do Estado, através do Programa Município VerdeAzul. E finalizou: “Esta nota 9,7 está abaixo do que esperamos. Vamos em busca de uma nota dez!”

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Aterro sanitário
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

20 MAR

Escolas realizam atividades pelo Dia Mundial da Saúde Bucal

20 MAR

Inscrições abertas para cursos gratuitos na UNIVESP

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.