Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Educação

30 NOV

CABREÚVA COMO REFERÊNCIA: 1º Congresso Regional do Primeiríssima Infância reúne participantes de todo o Estado


Para muitos profissionais, o sábado, 25, pode ter sido de descanso, mas não em Cabreúva, onde o dia foi de estudo, troca de experiências e aprendizado no 1º Congresso Regional do Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância, que reuniu representantes de mais de trinta cidades do Estado.

“Duas amigas me perguntaram: ‘Mas quem foi que organizou tudo isso?’. E eu respondi: enfermeiras, pedagogas, psicólogas, fonoaudiólogas... Sem a menor expertise de realizar um congresso, mas com muita boa vontade. Fica o convite a outros municípios, para produzirem práticas como essa: vocês conseguem, vocês são capazes e nós queremos ser convidados!”, disse Juliana Oliveira, articuladora municipal do Programa.

O evento recebeu, especialmente, profissionais da Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, que são as áreas que compõe o Programa e contou com a palestra magna da doutora Anna Maria Chiesa e do secretário estatual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, além da apresentação de mais de trinta trabalhos sobre desenvolvimento infantil. “Esse foi um sonho sonhado e tecido a muitas mãos. O São Paulo Pela Primeiríssima Infância é um exemplo de uma ideia inovadora que buscou parceiros comprometidos e que foi permitindo uma ampliação, pra que a gente possa estar aqui, no primeiro congresso regional do programa. Esse é um marco de referência extremamente positivo!”, comentou Anna Maria.

Também esteve presente na ocasião, a responsável pela Diretoria Regional de Saúde de Campinas, Maria Aparecida Malta, que elogiou a realização do evento: “Só quem não conhece o prefeito Henrique Martin que se admira dessas coisas que ele faz, de falar ‘vamos fazer sim’, ele é uma pessoa muito animada! Queria cumprimenta-lo e agradecer por apoiar essa iniciativa”, disse.

O prefeito Henrique Martin mencionou a importância da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal no fortalecimento do Programa Primeiríssima Infância. “O que diferencia qualquer ser humano é a gratidão e nós somos muito gratos à Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, porque foi graças a iniciativa da fundação que se iniciou um projeto que é, hoje, um programa de Estado”, comentou. O chefe do executivo também relembrou conquistas na área, como a licença maternidade de seis meses para as servidoras públicas, e dividiu com os presentes os planos para o futuro do Programa em Cabreúva. “Eu já me reuni com o vice-governador Márcio França para conseguir uma conquista para todas vocês. Nosso objetivo é oferecer um brilhante curso, que a doutora Anna ministra na USP de forma presencial, no formato EAD para todos os profissionais da Saúde, da Educação, da Assistência... Esse é um desafio que estamos – Prefeitura, Estado e a doutora Anna – almejando: a universalização do conhecimento. Acredito que, em breve, teremos uma boa notícia!”

Além da licença maternidade de seis meses, o prefeito compartilhou com o público as melhorias que foram feitas na Santa Casa e que possibilitaram a implantação do atendimento humanizado para todos os pacientes, com destaque para a o acolhimento das parturientes e a realização do parto humanizado, que conta até mesmo com uma banheira.

O prefeito Henrique disse que está no planejamento da Secretaria de Saúde a implantação de uma clínica especializada na primeira infância e agradeceu a dedicação dos profissionais envolvidos no Programa, assim como a presença do público: “O sucesso desse evento só acontece com o envolvimento de todos. A maior demonstração de que nossa Educação, nossa Saúde e nossa Assistência estão em boas mãos é a presença de vocês hoje, em um sábado, cuidando do futuro do Brasil”

Foram premiados os trabalhos ‘Mamãe Nenê’, apresentado pela enfermeira Maria Ap. Mori Chen e pela fonoaudióloga Graciele Coral Fonseca Michelani, da cidade de Americana (1º lugar), ‘Uma Mão Lava a Outra’, da professora Ana Maria Ribeiro, de Salto (2º lugar) e ‘Interações Musicais’, das professoras Maria José T. Ferraro e Carolina C. de Miranda, da cidade de Jundiaí (3º lugar).

O evento contou com o apoio das empresas: Angá, RKM, Cabreúva Serviços Radiológicos, Spa Recanto, Spa Serra do Japim Empório Uai, Casa do Norte, Água Primavera e Vimaster.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Congressosppiprimeiríssima infância
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

16 ABR

Educação realiza atividade em comemoração o Dia Nacional do Livro Infantil

12 ABR

Inscrições abertas para projeto 'Meu Primeiro Emprego'

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.