Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Educação

05 ABR

Água, lixo, reúso, coleta seletiva: programas ambientais 'fazem a cabeça' dos alunos de Cabreúva


Atualizado em 05 Abr 2018 às 04h

Um grupo de alunos de sexto ano da Escola Estadual Eugênia Ferrarezi Nunes conheceu a Cooperativa de Materiais Recicláveis que o município mantém no bairro do Caí. A visita aconteceu na tarde de quarta-feira (4), como parte integrante do programa 'Pra onde vai o seu lixo'. O programa é realizado em parceria entre a Prefeitura (através da Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria de Educação) e da empresa Eppo.

Além de conhecer uma parte do percurso do lixo, os estudantes tiveram, ainda, uma palestra sobre a importância da coleta seletiva. O 'Pra onde vai o seu lixo' leva os alunos dos sextos anos das escolas estaduais para o galpão da Cooperativa e também para o aterro sanitário.

Além da 'Eugênia', também já percorreram o roteiro os alunos das escolas estaduais 'Monsenhor Heládio Corrêa Laurini', 'Ana Mesquita Laurini' e 'Capitão Vitório Togni'. Os estudantes das escolas 'Lucídio Motta Navarro' e 'Antônio Odilon Franceschini' vão participar nas próximas semanas.

O programa foi desenvolvido para os alunos dos sextos anos justamente porque é nesse período que eles têm o assunto no currículo escolar. A professora de Ciências do 'Eugênia', Elisa Galvão Ribeiro (que acompanhou a turma na quarta-feira) explicou, aliás, que a garotada terá os seguintes assuntos em breve: ciclo da água (previsto para maio), poluição da água e uso e reuso de materiais recicláveis (possivelmente no terceiro bimestre letivo).

O 'Pra onde vai o seu lixo' é um programa desenvolvido em parceria entre a Eppo e a Secretaria de Meio Ambiente cabreuvana. “Deste trabalho que realizamos em conjunto com a Eppo, nasceu o 'Promea' (Programa de Educação Ambiental Municipal), em que diversos tipos de 'passeios' e atividades foram criados para que os estudantes, de acordo com cada faixa etária, possam se aprofundar sobre questões ambientais”, explica a secretária Rosimeire Rabelo Santos Timporim, responsável pela pasta.

No caso da garotada dos sextos anos, o objetivo é dar mais informações relativas ao processo de coleta seletiva de lixo, implantado em Cabreúva. “A partir dessas informações, queremos estimular que a coleta seletiva continue se expandindo por todo o município”, prossegue a secretária.

Assim, a educadora ambiental Stefany Bernardes explicou aos alunos da escola Eugênia aspectos como contaminação da água e do solo, falou que espécie de resíduos podem ser reciclados, explicou como fazer para descartar de forma correta óleo doméstico, pilhas ou baterias e, depois, conduziu a garotada para conhecer o galpão mantido no Caí, em que trabalham os integrantes da Cooperativa que recolhe, separa e revende o lixo reciclável do município.

Ao final da atividade, os estudantes ganharam gibis para reforçar a mensagem da coleta seletiva – e foram para casa pensando em como contariam a experiência para pais e mães. E como iriam reforçar a mensagem da necessidade de separar o lixo e dar o destino certo para cada tipo de resíduo.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: ReciclagemMeio AmbienteEPPO
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

20 MAR

Escolas realizam atividades pelo Dia Mundial da Saúde Bucal

20 MAR

Inscrições abertas para cursos gratuitos na UNIVESP

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.