Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Educação

19

Afetividade, desfralde, jogos e brincadeiras são temas de capacitação


Atualizado em 19 Ago 2019 às 09h

Para capacitar cada vez mais seus profissionais, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove, semanalmente, encontros de formação continuada com gestores e professores. No dia 07 de agosto a equipe responsável pela Educação Infantil da SME realizou uma formação com as professoras da rede sobre três temas muito importantes: Afetividade, desfralde e jogos e brincadeiras.

 

De acordo com um dos formadores, o supervisor Valter Siqueira, as formações são baseadas nos documentos oficiais que regem a prática educacional atualmente. “Compreendendo o papel fundamental das unidades escolares, que é o cuidar e o educar, nos organizamos para iniciarmos o segundo semestre com formações que atendam a necessidade da dinâmica escolar”, afirma.  

 

Valter foi o responsável pelo tema ‘desfralde’ e sensibilizou os professores sobre a importância deste momento na vida de cada criança. “O desfralde das crianças é considerado uma experiência extremamente significativa culminando também em aspectos da formação da personalidade do sujeito. Tendo em vista tal importância, as professoras foram capacitadas a desenvolverem um olhar sensível, refletindo sobre diversos saberes do desenvolvimento humano, para que, em sintonia e parceria com a família, este processo alcance resultados satisfatórios”, comenta. Valter afirma que as professoras são as especialistas em educação responsáveis em multiplicar o conhecimento, orientando as auxiliares de sala no desenvolvimento do processo de desfralde. “Realizar essas ações tendem a garantir os direitos de aprendizagem das crianças, essência e finalidade do nosso servir”, conclui.

 

Já a supervisora Lucília Giacomini falou sobre ‘afetividade’. Segundo Lucília, a escolha desse tema deu-se pela compreensão de que os professores tem sobre a grande importância da afetividade na relação professor e educando para o desenvolvimento dos aspectos positivos da criança em sua formação. “A afetividade, como está comprovada pelos estudiosos, Paulo Freire, Rubem Alves, entre outros grandes mestres da Educação, contribui fundamentalmente para que a criança se desenvolva de forma tranquila, saudável, segura, alegre e feliz”, explica Lucília que complementa sua fala com uma frase do educador Paulo Freire. “O bom relacionamento faz parte da construção humana, ou seja, tudo aquilo que esteja relacionado à vida está ligado ao elo de apoio e sentimentos; existe o complemento e os desafios e todos envolvidos na condição de viver”.

 

O formador Michel foi o responsável pelo tema ‘jogos e brincadeiras’ e destacou a importância do brincar. “A brincadeira é um incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades e à busca de novas explicações, pois, para as crianças, é sempre mais agradável trabalhar sobre situações imaginárias e hipotéticas, seguindo determinadas regras. Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade. Brincar é colocar a imaginação em ação” afirma. Na formação, o professor destacou que as brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno da criança – imaginação, fantasia, símbolos – e o mundo externo. Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Adriana Gomes
Autoria: Adriana Gomes
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

12 ABR

Inscrições abertas para projeto 'Meu Primeiro Emprego'

12 ABR

Saúde promove Dia D de vacinação neste sábado (13)

05 ABR

Gestores e coordenadores pedagógicos participam de formação

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.