Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Nossos Serviços

10 OUT

Creadoca tem programas de adoção responsável e de castração de cães e gatos


Atualizado em 11 Out 2019 às 09h

Inaugurado em 6 de outubro, o Centro de Esterilização e Adoção de Cães e Gatos (Creadoca) já realizou, nesta semana, a castração de dez animais, entre cães e gatos. As cirurgias de castração são um dos principais objetivos do Creadoca – órgão criado nesta gestão, a partir da promulgação da Lei 2.232/19.

 

O órgão tem, também, como meta, controlar a população de cães e gatos do município e ainda promover campanhas estimulando a adoção responsável. Nesta quinta-feira (10), cinco animais (dois cães e três gatos) passaram pela cirurgia de castração. A cirurgia pode ser solicitada por entidades de proteção animal e munícipes de baixa renda.

 

A castração dá um grande alívio aos donos dos animais – bem como à comunidade em geral, já que evita a multiplicação de cães e gatos sem dono pelas ruas, sem qualquer cuidado. Por conseqüência, a saúde pública também ganha em qualidade.

 

Cães e gatos beneficiados

 

Entre os animais que passaram pela castração nesta quinta estava o cão Marley, de cinco anos. “Ele é uma mistura de pitbull com labrador”, definiu Evelyn Modesto Santos, responsável pelo animal. Marley estava ansioso, e se manteve perto da dona o tempo todo. Evelyn contou que soube da campanha de castração pelo Facebook da Prefeitura. “É uma cirurgia que custa uns R$ 300. Que bom que a Prefeitura está oferecendo”, comentou.

 

Quem também se beneficiou com os serviços do Creadoca foi a gata Shaninha, de pelo branco, olhos azuis e cerca de um ano de idade. A dona dela, que se identificou como Dulcinéia, contou que o bicho foi atirado para dentro da casa. “Pegaram no rabo dela, rodaram e jogaram para dentro do meu quintal. Estou cuidando com carinho”, relatou a moradora do Jacaré.

 

Os animais foram pesados enquanto os proprietários assinavam um termo de responsabilidade cirúrgica e, na sequência, passavam pelo processo de anestesia para a cirurgia. A administradora do Creadora, Rubênia do Vale, informou que já há cirurgias agendadas até novembro – mas que novos pedidos continuam sendo feitos. Todos serão atendidos, respeitando-se a ordem de procura.

 

O procedimento

 

Rubênia alerta que já houve desistências de cirurgias em cima da hora – mas o cidadão sequer telefonou para avisar e, assim, poder passar a vaga para outra pessoa. “É preciso responsabilidade das pessoas”, pede.

 

Os animais chegam para a cirurgia logo cedo, às 8h – e são retirados a partir das 15h. Rubênia explica que, após a cirurgia, há uma conversa da veterinária, em que ela explica o procedimento, os cuidados com o pós-operatório, além de dar o receituário ao dono do animal.

 

A equipe do Creadoca é formada, além da própria Rubênia (coordenadora), por Cristina e Lilian (limpeza), Dra. Tatiane (médica veterinária), Wellington (estagiário de Medicina Veterinária), Rubens (motorista) e Roselena.

 

O Creadoca não faz recolhimento de animais.

 

Mais informações sobre a castração podem ser obtidas pelo telefone (11) 4409-1056.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

09 ABR

Inscrições abertas para o Mutirão de Castração do Creadoca

05 MAR

Programa Mais Pecuária Brasil realiza atendimentos gratuitos para produtores

30 JAN

Carnês do IPTU 2024 já estão disponíveis

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.