Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Meninas ocupam cadeiras de secretárias na Prefeitura por um dia

A Prefeitura de Cabreúva ganhou, nesta sexta-feira (25), novas protagonistas à frente das secretarias do governo. Ao longo da manhã do ‘Dia da Menina’, 20 alunas da rede municipal de ensino participaram do ‘Meninas Ocupam’, um movimento global, desenvolvido pela Plan Internacional, por meio do programa ‘Primeiríssima Infância’.

 

A ideia vem para promover o direito das crianças e a igualdade para meninas para que elas sejam inspiradas a aprender, liderar, decidir e progredir. Entre as crianças que participaram, estava Mayara Severiano da Silva, de 10 anos, aluna da EMEB Vereador Oscar Barbosa Neto. Com olhares atentos a cada explicação, ela viveu um dia como chefe de gabinete no lugar da titular Gisele Nogueira Sasso. “Eu já tinha vindo à Prefeitura, mas dessa vez conheci como tudo funciona e como as pessoas trabalham. Achei muito bom”, comentou.

 

O dia dela contou com uma colega de trabalho da mesma escola, Gabrieli Belarmino Lima, de 10 anos, que assumiu a cadeira da secretária da Fazenda, Cristiane Peron. “Eu adorei a experiência, só mostra que a gente pode fazer o que quiser quando crescer”, comentou ela, que planeja ser policial.

 

Na Secretaria de Saúde, as novas gestoras foram acompanhadas pela secretáira  conheceram toda a estrutura, inclusive a da Santa Casa. Além disso, entregara ao prefeito Henrique Martin o cartão do SUS. “Foi um dia diferente, poi eu não conhecia esses lugares. Gostei bastante”, contou Manuela da Silva Sales, de 8 anos, aluna da EMEB Thereza Spina Zacchi.

 

Na Secretaria de Segurança e Defesa Social, Gyovanna de Campos Ferreira, da EMEB Zaíra Spina Federzoni, treinou os cachorros do Canil da Guarda Municipal, se reuniu com os guardas e acompanhou a requalificação, participou de um treinamento com a Defesa Civil e até assinou um ofício.

 

O prefeito Henrique Martin recebeu algumas das alunas no gabinete e falou da importância da iniciativa. “É um grande incentivo para que elas se inspirem desde cedo a ocupar o espaço que quiserem e se tornem grandes líderes.”

 

Membro do Comitê do Primeiríssima Infância em Cabreúva, a fonoaudióloga Paula Otero de Farias acompanhou algumas meninas na atividade. “A ideia é fortalecer o espaço das mulheres e mostrar que elas podem ocupar todos os lugares. Dessa forma, diminuímos a exclusão, desigualdade de gênero e violência. A ação vem pra fortalecer , incentivar e proporconar o protagonismo das meninas pelo mundo." Ela preparou algumas placas com palavras empoderadoras el placas exibidas pelas meninas, como decidir, progredir, aprender e liderar.  Também acompanhou a atividade a articuladora do Comitê do Primeiríssima, Queren Cristina Dias da Silveira e outros membros da equipe. 

 

A Secretária de Saúde, Rita Aparecida Moraes Hollo, falou do objetivo do projeto, que é mostra às meninas que elas podem ocupar espaços de liderança.  “Com a visita, elas puderam entender que são muitas mãos que fazem com que os equipamentos da saúde funcionem, tudo isso em prol da vida.”

 

MAIS - As alunas ocuparam ainda a Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes, Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos. Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria de Cultura. 

Compartilhar :
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Imprimir

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.