Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Cultura

12 ABR

Geloteca oferece leitura ambientalmente correta


Atualizado em 12 Abr 2018 às 03h

Um dos programas ambientais de maior sucesso mantidos pela Prefeitura é a ‘Geloteca’ – uma geladeira que foi adaptada e adesivada, que funciona como uma ‘biblioteca’ volante e está colocada na praça Comendador Martins, no Centro Histórico de Cabreúva.

Criada em dezembro de 2016 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a geloteca, depois, passou a ser administrada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Dentro da antiga geladeira, ficam alguns dos maiores ‘tesouros literários’ de todos os tempos.

Nesta quinta-feira, por exemplo, o estudante José Émerson Alves de Oliveira, de sete anos, passava pelo Centro da cidade ao lado da mãe (Arlany). Pararam, abriram a porta da geloteca e o garoto saiu com uma obra admirada em todo o mundo: “Emília no país da Gramática”, escrita por Monteiro Lobato.

“A geloteca tem livros para todos os gostos e para todas as idades”, confirma a bibliotecária Elisabete Mingotti que, entre outras atribuições, também ‘abastece’ o equipamento. Para exemplificar o quanto o programa é eclético, Bete posou para esta reportagem com exemplares de ‘Laços de família’ (de Clarice Lispector), ‘Quem ama, educa’ (de Içami Tiba), ‘Zélia, uma paixão’ (do mineiro Fernando Sabino) e ‘Trópico de Câncer’ (do norteamericano Henry Miller) – livros que serão colocados na geloteca nos próximos dias.

Quem chegar primeiro, leva. Os cabreuvanos habituados a fuçar a geloteca já sabem que é assim. O programa desenvolvido pela Cultura e Meio Ambiente prevê que seja uma troca de livros, ou seja, o leitor leva uma obra e deixa outra no lugar. Josefa Alves de Souza se diz uma espécie de ‘cliente assídua’ da geloteca. Mas confessa: “Preciso colocar mais livros, só tenho retirado”, diz, com um sorriso.

O que não chega a ser nenhum problema, como comenta Bete. “A proposta é pegue um, deixe outro. Mas nosso objetivo é de expandir o hábito e o gosto pela leitura então, mesmo que a pessoa não deixe nada, ficamos felizes com o interesse”.

Não é preciso nenhuma espécie de cadastro para participar. A secretária municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Rosimeire Rabelo Santos Timporim, comenta a alegria do poder público em ver a população abraçando a iniciativa. “A geloteca é uma ideia que já deu certo”.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Geloteca
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

19 MAR

165 anos de Cabreúva: convite para o desfile e ato cívico

16 MAR

Mutirão contra a dengue e Prefeitura na Área chega no Novo Bonfim

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.