Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Cultura

21 OUT

Cinema no Vagão Cultural terá filme sobre Inezita Barroso


Atualizado em 22 Out 2019 às 05h

O Cinema no Vagão – uma das atrações da Estação Cultural Fotógrafo Tuta’, no Jacaré, prepara a exibição, em novembro, de um filme contando a história da cantora Inezita Barroso (1925-2015). A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cabreúva programa as exibições de ‘Inezita’ para os dias 9 e 10 de novembro.

 

O documentário foi produzido pela TV Cultura e teve direção de Hélio Goldsztjn – que tomou o assunto como um projeto pessoal depois de conhecer facetas de Inezita das quais ele sequer desconfiava. Goldsztjn começou a se aprofundar na história desta ardorosa defensora da música de raiz quando viu uma exposição montada pelo Itaú Cultural, em 2017, em que Inezita era o assunto.

 

A partir dali, Hélio Goldsztjn começou a pesquisar, conversar com artistas, procurar dados, ouvir e colecionar tantos casos que aquele material se transformou em um documentário – filme que, agora, será exibido em Cabreúva.

 

Inezita Barroso comandou, ao longo de mais de três décadas, o programa Viola, Minha Viola, na TV Cultura. Quando ela começou, dividia a apresentação com o amigo e radialista Morais Sarmento. Depois, ficou sozinha no palco. Melhor dizendo: ficou muito bem acompanhada, sempre trazendo atrações que faziam seu público delirar.

 

Inezita tinha uma fórmula para a equipe de produção: trazer gente ‘da antiga’,  junto com algum novo talento. E assim o Viola Minha Viola ficou no ar por 35 anos.

 

O filme ‘Inezita’, no entanto, traz histórias de muito antes de Viola, Minha Viola. O documentário lembra o temperamento de Inezita Barroso, que resolveu o que queria ainda menina, em uma época em que mulher podia muito pouco. Ser artista, então, era um Deus-nos-acuda.

 

Quarenta e três pessoas foram entrevistadas e falam de Inezita durante o filme. Em comum, todos afirmam que, se a música caipira ainda existe, é graças a Inezita. Além de cantora, ela se destacou como pesquisadora (viajou o Nordeste inteiro enfiada em um jipe), professora, folclorista...

 

Tanto assunto rendeu dois livros - “Inezita Barroso – Rainha da Música Caipira” (de Carlos Eduardo Oliveira) e “A História de uma Brasileira” (Arley Pereira). As histórias, a paixão, a defesa veemente da música brasileira e outros causos poderão ser conferidos no filme ‘Inezita’.

 

As apresentações serão em 9 e 10 de novembro, às 13h, 16h e 19h, no Vagão Cultural da rua Maranhão, no Jacaré.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

19 MAR

165 anos de Cabreúva: convite para o desfile e ato cívico

16 MAR

Mutirão contra a dengue e Prefeitura na Área chega no Novo Bonfim

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.