Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Crianças do Núcleo Socioassistencial conhecem roteiro do lixo do município

Um grupo de crianças atendidas pelo Núcleo Socioassistencial do Centro participou, na tarde da última quinta-feira (7), de um programa realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos – o ‘Pra Onde Vai o Seu Lixo’. Realizado em parceria com a secretaria municipal de Educação, a ação integra o Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) – e leva alunos dos sextos anos das escolas estaduais para conhecerem o galpão da Cooperativa de Materiais Recicláveis (no Caí) e, na sequência, para o Aterro Sanitário municipal.

 

O programa, no entanto, é aberto para outros públicos, bastando que seja feita o agendamento na Secretaria de Meio Ambiente. Foi assim que um grupo de crianças, ao lado dos pais ou responsáveis, também participou. Acompanhadas pela assistente social Elisa Nogueira Cobra e pela professora do Senac Carolina Vecchi, a criançada foi recebida, na Cooperativa Cotrimar Japy, pela educadora ambiental Stefany Bernardes – que atua graças a uma parceria entre o poder público e a empresa Eppo Cidades Inteligentes. A estagiária de Biologia Giulia Sório, da Secretaria de Meio Ambiente, foi a monitora do passeio.

 

Stefany descreveu os conceitos de coleta seletiva, reciclagem e o caminho do resíduo no município. A palestra foi realizada com o auxílio da Sala Móvel de Educação Ambiental.

 

As crianças participaram ativamente da palestra, respondendo questionamentos e contando, inclusive, que algumas das respectivas famílias já participam da coleta seletiva.

 

Depois, Stefany exibiu um filme mostrando o que é e como funciona o Aterro Sanitário municipal – e também distribuiu folhetos para a turma, com informações sobre a coleta seletiva, ecoponto e ecotroca. As crianças, a seguir, foram conhecer o galpão da Cooperativa, onde viram o trabalho de separação sendo realizado. Em seguida, a turma foi ao Aterro, onde todos entenderam como se dá todo o ciclo do lixo dentro do município.

 

Na volta para a sede do Núcleo Socioassistencial, foi servido um lanche a todos os participantes. A professora Carolina Vecchi brincou com a turma, lançando um desafio como próxima atividade: “Vamos fazer um jogo de passa-ou-repassa para conferir se todos ficaram, mesmo, afiados com as informações ambientais recebidas hoje”.

Compartilhar :
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Imprimir
Assuntos relacionados: PromeaReciclagemlixo
Fonte: Decom
Autoria: Carlos Santiago

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.