Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Coronavírus

20 JUL

Prefeito anuncia novas ações de enfrentamento ao coronavírus


Atualizado em 17 Ago 2020 às 09h

 

O prefeito de Cabreúva, Henrique Martin, e a secretária de Saúde, Rita Hollo, anunciaram nesta segunda-feira (20) duas novas novidades para o enfrentamento do coronavírus (covid-19) na cidade: a criação de um Centro Referenciado para Testagem (CRT) e um Protocolo de Profilaxia, que entra na lista de medidas preventivas da doença.

 

O Centro de Testagem vai centralizar os testes de covid-19 (PCR) para pacientes com sintomas da doença, dentro dos critérios estabelecidos, que não estiverem no período indicado para coleta no momento em que procuraram atendimento médico. A coleta deve ser feita entre o terceiro e sétimo dia do início dos sintomas. Todos os testes serão agendados e referenciados pelo serviço de saúde.

 

“Esse é mais um importante passo que damos no combate ao covid-19. Um investimento que vai garantir segurança e agilidade no atendimento ao cabreuvano”, destaca o prefeito Henrique Martin.

 

A secretária de Saúde, Rita Hollo, explica que o objetivo de criar um centro de referência é reduzir os riscos de contaminação, tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes, além de garantir mais rapidez no atendimento. “Em muitos casos, quando o paciente passa por consulta médica, ele apresenta sintomas, mas não está no período correto para a coleta do exame. Então, precisa voltar ao serviço de urgência após alguns dias. Nossa ideia é evitar isso, reduzindo o fluxo na UPA e na Santa Casa.”

 

Além disso, a partir de agora, com a mudança nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para coleta dos exames, a expectativa é um aumento significativo na testagem para covid-19. “Qualquer pessoa que estiver com sintomas da doença, devidamente avaliada pelo médico, poderá ser encaminhada para o teste. Isso significa que mais pessoas testadas”, explica Rita, destacando que a previsão é um aumento nos casos positivos da doença.

 

O CRT vai fazer a coleta de exames dos pacientes que moram no Jacaré, Pinhal, Caí, Bonfim, Vilarejo e bairros adjacentes. Os moradores da região do Centro continuam fazendo a coleta na Santa Casa, e os do Bananal, na unidade de saúde do bairro.

 

O agendamento no CRT é feito exclusivamente por telefone. O paciente deve ligar para marcar e no dia do exame precisa apresentar o pedido (SADT), fornecido pelo serviço de saúde que o encaminhou. O agendamento pode ser feito das 8h às 11h e das 12h às 15h, pelo telefone 4529-6813. O CRT foi montado no prédio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na rua Concórdia, 153, no Jacaré.

 

Medidas preventivas – Com a ampliação da testagem e possível aumento de casos positivos da doença, a Secretaria de Saúde também prevê crescimento no número de comunicantes (residentes no mesmo domicílio do paciente confirmado para covid). Por isso, está adotando um Protocolo de Profilaxia, aplicado justamente para esses comunicantes.

 

De acordo com a secretária de Saúde, os comunicantes vão receber uma medicação profilática (preventiva) para tratamento por dois meses. “Essa profilaxia vai funcionar como mais uma medida de prevenção da doença”, reforça. Os medicamentos e as doses foram definidos por uma comissão formada por médicos, farmacêuticos, enfermeiros e uma nutricionista da rede de saúde municipal.

 

“Diante disso, mais do que nunca é importante que os pacientes positivos e os comunicantes cumpram a quarentena de 14 dias de isolamento, para que a gente consiga reduzir o número de pessoas contaminadas dentro do município”, orienta a secretária.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: CRTcoronavírussaúde
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

12 NOV

Atenção! O uso de máscaras continua obrigatório

06 JUL

Coronavírus: Prefeitura divulga 263º Boletim Atualizado

20 ABR

Coronavírus: Prefeitura divulga 257º Boletim Atualizado

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.