Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Cabreúva integra discussões sobre zoneamento ecológico do Estado

Cabreúva participou de uma oficina realizada como etapa do processo de construção participativa do Zoneamento Ecológico Econômico do Estado de São Paulo (ZEE). O encontro aconteceu em Tatuí, em 8 de junho, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente (SMA), Maurício Brusadin.

A técnica em Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Gláucia Cristiane de Sousa, representou o município na oficina – que contou com o apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê, Fatec e Prefeitura de Tatuí.

A oficina foi realizada como parte da agenda de eventos em comemoração à Semana do Meio Ambiente dos municípios da Bacia Sorocaba/Médio Tietê e da SMA.

Na oficina, os presentes conheceram o instrumento e discutiram as características da bacia dos rios Sorocaba e Médio Tietê, tendo a oportunidade de ajudar a construir o diagnóstico do Estado. O resultado dessa discussão será incorporado ao processo de elaboração da proposta de zoneamento do Estado de São Paulo.

Na etapa participativa do processo, ainda estão previstas outras oficinas de forma a envolver representantes da sociedade civil, gestores municipais e estaduais de todo o Estado. Na ocasião, também houve o lançamento da publicação ‘ZEE: Entender para Participar’.

 

Sobre o ZEE

 

O ZEE é um instrumento técnico e político de planejamento previsto na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal n° 6.938/1981) e na Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei Estadual n° 13.798/2009), que estabelece diretrizes de ordenamento e gestão do território.

O instrumento terá caráter sinalizador de potencialidades e vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais e será utilizado para: apoiar o licenciamento e a fiscalização ambiental; oferecer suporte à integração das políticas públicas setoriais; orientar investimentos públicos e privados; fornecer informações integradas e atualizadas em base de dados geoambientais; e contribuir para a gestão do desenvolvimento regional sustentável.

Compartilhar :
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Imprimir
Assuntos relacionados: Zoneamento ecológico econômico
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.