Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

CABREÚVA COMO REFERÊNCIA: 1º Congresso Regional do Primeiríssima Infância reúne participantes de todo o Estado

Para muitos profissionais, o sábado, 25, pode ter sido de descanso, mas não em Cabreúva, onde o dia foi de estudo, troca de experiências e aprendizado no 1º Congresso Regional do Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância, que reuniu representantes de mais de trinta cidades do Estado.

“Duas amigas me perguntaram: ‘Mas quem foi que organizou tudo isso?’. E eu respondi: enfermeiras, pedagogas, psicólogas, fonoaudiólogas... Sem a menor expertise de realizar um congresso, mas com muita boa vontade. Fica o convite a outros municípios, para produzirem práticas como essa: vocês conseguem, vocês são capazes e nós queremos ser convidados!”, disse Juliana Oliveira, articuladora municipal do Programa.

O evento recebeu, especialmente, profissionais da Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, que são as áreas que compõe o Programa e contou com a palestra magna da doutora Anna Maria Chiesa e do secretário estatual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, além da apresentação de mais de trinta trabalhos sobre desenvolvimento infantil. “Esse foi um sonho sonhado e tecido a muitas mãos. O São Paulo Pela Primeiríssima Infância é um exemplo de uma ideia inovadora que buscou parceiros comprometidos e que foi permitindo uma ampliação, pra que a gente possa estar aqui, no primeiro congresso regional do programa. Esse é um marco de referência extremamente positivo!”, comentou Anna Maria.

Também esteve presente na ocasião, a responsável pela Diretoria Regional de Saúde de Campinas, Maria Aparecida Malta, que elogiou a realização do evento: “Só quem não conhece o prefeito Henrique Martin que se admira dessas coisas que ele faz, de falar ‘vamos fazer sim’, ele é uma pessoa muito animada! Queria cumprimenta-lo e agradecer por apoiar essa iniciativa”, disse.

O prefeito Henrique Martin mencionou a importância da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal no fortalecimento do Programa Primeiríssima Infância. “O que diferencia qualquer ser humano é a gratidão e nós somos muito gratos à Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, porque foi graças a iniciativa da fundação que se iniciou um projeto que é, hoje, um programa de Estado”, comentou. O chefe do executivo também relembrou conquistas na área, como a licença maternidade de seis meses para as servidoras públicas, e dividiu com os presentes os planos para o futuro do Programa em Cabreúva. “Eu já me reuni com o vice-governador Márcio França para conseguir uma conquista para todas vocês. Nosso objetivo é oferecer um brilhante curso, que a doutora Anna ministra na USP de forma presencial, no formato EAD para todos os profissionais da Saúde, da Educação, da Assistência... Esse é um desafio que estamos – Prefeitura, Estado e a doutora Anna – almejando: a universalização do conhecimento. Acredito que, em breve, teremos uma boa notícia!”

Além da licença maternidade de seis meses, o prefeito compartilhou com o público as melhorias que foram feitas na Santa Casa e que possibilitaram a implantação do atendimento humanizado para todos os pacientes, com destaque para a o acolhimento das parturientes e a realização do parto humanizado, que conta até mesmo com uma banheira.

O prefeito Henrique disse que está no planejamento da Secretaria de Saúde a implantação de uma clínica especializada na primeira infância e agradeceu a dedicação dos profissionais envolvidos no Programa, assim como a presença do público: “O sucesso desse evento só acontece com o envolvimento de todos. A maior demonstração de que nossa Educação, nossa Saúde e nossa Assistência estão em boas mãos é a presença de vocês hoje, em um sábado, cuidando do futuro do Brasil”

Foram premiados os trabalhos ‘Mamãe Nenê’, apresentado pela enfermeira Maria Ap. Mori Chen e pela fonoaudióloga Graciele Coral Fonseca Michelani, da cidade de Americana (1º lugar), ‘Uma Mão Lava a Outra’, da professora Ana Maria Ribeiro, de Salto (2º lugar) e ‘Interações Musicais’, das professoras Maria José T. Ferraro e Carolina C. de Miranda, da cidade de Jundiaí (3º lugar).

O evento contou com o apoio das empresas: Angá, RKM, Cabreúva Serviços Radiológicos, Spa Recanto, Spa Serra do Japim Empório Uai, Casa do Norte, Água Primavera e Vimaster.

Compartilhar :
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Imprimir
Assuntos relacionados: Congressosppiprimeiríssima infância
Autoria: Jaqueline Rosa

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.