Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

200 mudas são 'adotadas' por funcionários de empresa

Sob a sombra de duas grandes árvores, no estacionamento da empresa GKT-B, no bairro do Pinhal, 200 mudas aguardavam para serem adotadas pelos seus funcionários. Eram mudas de cabreúva, acerola, pata de vaca, goiabeira, uvaia, cambuci e romã, disponibilizadas pelo projeto Adote uma Árvore, do setor de Meio Ambiente da Prefeitura.

 

Feliphe Estevão Alves Piedade, do setor de sistema de gestão ambiental, conta que a preocupação da empresa com o meio ambiente e com a sustentabilidade já vem de um direcionamento da matriz, no Japão. “Costumamos fazer ações como essa, que integram a empresa e o colaborador, assim como suas famílias”, explica.

 

Esse é o terceiro ano em que a parceria acontece com a empresa, que conscientiza sobre a importância de plantar hoje as sementesque, no futuro, terão seus benefícios desfrutados pelas próximas gerações.

 

Feliphe já levou pra casa uma muda de grumixama, em 2017, duas de pitanga, em 2018, e, dessa vez, escolheu uma árvore cabreúva. “Os pés de pitanga já deram frutos esse ano, foi muito legal! Agora, desta vez, vou levar uma cabreúva para fazer sombra no quintal!”, conta, animado.

 

Já Cintia Maria dos Santos não teve muita sorte nos anos anteriores. Ela lembra que em 2017 e 2018acabou procrastinando e não preencheu o papel que a empresa havia disponibilizado, pelo qual escolheria a muda que iria adotar. “Eu vim perguntar se havia sobrado alguma muda, mas acabei ficando sem”, lembra.

 

Mas ‘ano novo, vida nova!’. Em 2020, Cintia preencheu o formulário de interesse logo que foi disponibilizado e garantiu não uma, mas duas árvores pra sua casa. “A princípio, eu queria mudas de ipês, mas acabei escolhendo uma muda de romã e uma de acerola! Estou muito feliz de ter conseguido esse ano!”, disse Cintia, animada por, finalmente, adotar suas árvores.

 

Outro funcionário da GKT-B que fez questão de participar dessa ação e levar uma muda de uvaia foiSilvio César Paschoalino, que trabalha no setor fiscal da empresa. Ele conta que gosta muito de plantar árvores: “Eu vivo pegando as sementes das árvores da empresa e planto em casa, faço mudas para os amigos, os vizinhos, os lugares comunitários do bairro que moro... Só de ipês… já plantei mais de 30!”, compartilha, rindo.

 

Para ele, plantar é um hobby que traz qualidade de vida e saúde mental: “Plantar árvores, principalmente as sementes, e esperar brotar, cuidar delas nesse processo, me ajuda muito. Eu sou muito ansioso, então é como uma válvula de escape, um jeito de extravasar”, explica.

 

Silvio garante: “Plantar sementes me faz ter paciência!”

 

Adote uma árvore você também

 

O Programa Adote Uma Árvore é uma iniciativa permanente da Prefeitura de Cabreúva que oferece, de forma gratuita, mudas de árvores de espécies diversas aos cabreuvanos.

 

Qualquer pessoa que deseja plantar uma árvore pode adotá-la por meio do programa. Para isso, é precisoir até a Secretaria do Meio Ambiente e preencher um formulário. Após o preenchimento, haverá uma vistoria técnica da bióloga no local onde a muda será plantada e, então, a muda estará disponível para retirada.

 

Para mais informações, o interessado deve procurar a Secretaria de Meio Ambiente, no telefone (11) 4528-5016 ou presencialmente na Praça Alberto Mesquita de Camargo, no Centro.

Compartilhar :
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Imprimir
Autoria: Jaqueline Rosa

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.