
Prefeito Cláudio Giannini participa do Dia Nacional em Defesa dos Municípios
O prefeito Cláudio Giannini participou, ontem (23), da campanha “Dia Nacional em Defesa dos Municípios”. O evento foi coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), como forma de mobilização contra a situação econômica de milhares de cidades do país.
Organizado como um dia de protestos e reivindicações, o evento também teve outro objetivo: o de informar à população sobre o cenário de crise. O prefeito Cláudio Giannini disse que era fundamental a adesão de Cabreúva à mobilização. “Nós não somos exceção – e também estamos passando por uma crise financeira”, explicou o prefeito.
Giannini, no entanto, disse que o cenário de Cabreúva, embora preocupante, ainda está sob controle. “Esta administração se pauta pela ordem nas contas públicas. Estamos enfrentando problemas, assim como estão outras cidades, mas as contas estão sendo pagas rigorosamente em dia”, afirmou.
O prefeito de Cabreúva informa que a arrecadação caiu em torno de 20% neste ano, ainda como reflexo da crise financeira mundial. “Além disso, temos uma questão muito importante para ser discutida, que é a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (o FPM)”.
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, o repasse do FPM caiu. Além disso, outras receitas também sofreram queda. Até setembro, R$ 6 bilhões a menos haviam sido repassados aos cofres municipais.
Atenção para Saúde e Educação
O prefeito Cláudio Giannini abordou, ainda, outras pautas que considera ‘fundamentais’ neste debate: as verbas para Saúde e Educação. “Estas são áreas tidas como prioritárias na nossa gestão e que também precisam de mais verbas para garantirmos melhores serviços à nossa população”, defendeu o prefeito.
Para Giannini, os municípios precisam se unir, também, para outra questão: “Precisamos pressionar os deputados, para que eles acelerem o processo de votação da Emenda Constitucional 29, que vai garantir mais dinheiro para os programas de Saúde.” |