
Secretaria Municipal de Saúde promove Palestra sobre Diabetes
As crianças que têm diabetes no município e suas famílias participaram, nesta quinta, 14, de uma palestra com a nutricionista Dr. Rita Hollo, sobre a ingestão de carboidratos na dieta.
A Dra. Rita, que trabalha para as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, em sua palestra, orientou as crianças a contarem os carboidratos ingeridos em suas refeições, tendo controle sobre a taxa de insulina no sangue.

As estagiárias de nutrição, que auxiliam a Prefeitura (graças ao convênio assinado pelo prefeito Cláudio Giannini com o CEUNSP) também deram sua contribuição, falando sobre o diabetes, quais as causas e como pode ser controlada através de uma alimentação saudável.
A equipe da COAN (empresa responsável pela merenda das escolas municipais) serviu um lanche nutritivo, com etiquetas próximas aos alimentos indicando a quantidade de carboidratos. Esta refeição conteve lanche de PTS (proteína texturizada de soja) sabor carne, biscoito, melão, maçã, uva, sucos e leite com achocolatado, tudo próprio para a dieta de um diabético.

A coordenadora da COAN, Joyce Inowe, relatou aos pais que as crianças que necessitam de alimentação especial têm acesso a isso na merenda. Atualmente 12 crianças da educação municipal recebem alimentação diferenciada.
As crianças que participaram do evento são cadastradas na Secretaria de Saúde e recebem tratamento nos postos municipais.

Também participaram do encontro a diretora de saúde, Takako Y. Ida e enfermeiras que trabalham nos postos de saúde da cidade. |